Pix, turismo e Copa do Mundo são a cara do consumo brasileiro, segundo o Itaú
A Análise do Comportamento de Consumo, levantamento realizado trimestralmente pelo Itaú Unibanco, foi divulgada recentemente e mostrou que os brasileiros estão gastando cada vez mais dinheiro com turismo e com compras relacionadas à Copa do Mundo. Os dados foram coletados a partir de informações de compras feitas por usuários dos cartões do banco e de vendas efetuadas por clientes da empresa de meios de pagamentos do Itaú, a Rede.
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Conforme o levantamento, no terceiro trimestre do ano se destacaram os gastos com shows e festivais e no setor de turismo, que liderou o aumento de consumo pela quinta vez. Esse crescimento, de 85%, se explica pela retomada pós-pandemia e flexibilização das medidas restritivas, e pela Copa do Mundo.
A competição mundial de futebol também movimentou as bancas de jornais, por conta da compra de álbuns e figurinhas, e as casas de apostas esportivas operando de forma online. Para trazer mais alternativas aos palpiteiros, o sitedeapostasonline.net lista casas de apostas que aceitam Pix e conciliam a paixão do brasileiro com a facilidade desse método de pagamento, trazendo opções de palpites na Copa do Mundo 2022 para pessoas interessadas em arriscar nos resultados do evento.
Ainda sobre o levantamento, o Itaú disse que, no terceiro trimestre, o valor transacionado no ramo teve incremento de 99% na comparação com o mesmo período do ano anterior, e de 73% na quantidade de transações. A geração Z encabeça o crescimento, com salto de 151% no número de operações.
Consumo pós-pandemia semelhante ao consumo na pandemia
O diretor de dados do Itaú, Moisés Nascimento, apontou que o que veio durante a pandemia ficou quando o assunto são compras. Os dados obtidos durante as pesquisas indicaram que aspectos como transações digitais, consumo online, vacinas e exames em casa, e terapias tiveram um crescimento expressivo na época em que as medidas restritivas eram mais rígidas – e continuaram crescendo no terceiro trimestre de 2022.
As vacinas e exames em casa, por exemplo, aumentaram em 460% entre o terceiro trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020. Entre 2020 e 2021, a alta foi de 99%, e de 2021 para 2022, ela foi de 15%.
Alguns setores prejudicados pelas restrições da pandemia viram um aumento considerável, como o segmento de shows e festivais. O estudo indica que os gastos com a compra de ingressos para festas e apresentações saltaram em 939% em comparação a 2021, sendo que o aumento na quantidade de transações foi de 552%.
Pix e meios digitais
Com apenas 2 anos de funcionamento, o Pix já se consolidou como o meio de pagamento mais usado no Brasil, ultrapassando até mesmo o boleto e os cartões de crédito e débito. O presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirmou que “nos últimos 12 meses, registramos aumento de 94% das operações com a ferramenta”.
Conforme a Análise do Comportamento de Consumo, a quantidade de operações feitas com o Pix no terceiro trimestre de 2022 em comparação com 2021 cresceu em 174% – já o valor transacionado subiu em 70%, considerando as transações feitas por clientes pessoa física para empresas (pessoa jurídica).
Quando o valor é pago com cartão de crédito, a pesquisa identificou um maior uso de cartões virtuais (aumento de 188% no período), o que reflete na queda no número de fraudes referentes a essa forma de pagamento.
A escolha por pagar à vista ou parcelado também mudou no trimestre. Por exemplo, cresceu o número de situações em que se decidiu pagar tudo de uma vez (21%), assim como o valor transacionado (33%). O crédito subiu em 10% e 21%, respectivamente. Enquanto o ticket médio das compras à vista foi de R$ 94,72, o valor referente às compras parceladas foi de R$ 568,50, em média.
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