Blockchain: a melhor opção para o mercado financeiro atual
Com a necessidade de garantir segurança para os usuários, percebida por diversos negócios, desde carteiras virtuais de criptografia, até plataformas como o 777 bet casino. A busca por alternativas eficientes, tecnológicas e inovadoras que pudessem garantir mais tranquilidade para os investidores se acentuou. A partir daí diversas soluções foram imaginadas e implementadas, mas nem todas prosperaram.
Hoje, já se percebe que existem alguns sistemas que funcionam mais do que outros, a exemplo do Blockchain, que é uma rede de armazenamento e registro de informação que tem mostrado muitas vantagens para os investidores e empresários, garantindo diversas coisas boas e permitindo que negócios alavanquem com mais facilidade.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
O que é o Blockchain e o que ele mudou o mercado financeiro?
O Blockchain, como o seu nome sugere, é uma rede de blocos. Nesses blocos são armazenadas informações diversas a respeito de transações. Dentre elas, estão origem, destino, quantia e moeda utilizada.
Ele surgiu em 2008 junto com a criptomoeda Bitcoin, justamente para ajudar na administração e controle. Desde então, tem sido a principal ferramenta de segurança e divulgação de dados e informações a respeito dos Bitcoins. Inclusive, é através do Blockchain que ocorre a mineração, processo no qual qualquer pessoa pode contribuir verificando, de forma automática, os dados contidos em um dado blockchain e construindo uma rede mais segura, eficiente e confiável. Esse trabalho é pago com criptomoedas diversas.
O impacto do Blockchain no meio financeiro e econômico, atingindo empresas e investidores, é notável. No setor financeiro, tem sido aplicado a sistemas de pagamentos internacionais, remessas, contratos inteligentes, crowdfunding e até mesmo à emissão de títulos financeiros digitais. De acordo com as previsões do Statista, espera-se que as aplicações no setor financeiro continuem a crescer nos próximos anos, prevendo-se que o tamanho do mercado atinja aproximadamente US$ 22,5 bilhões até 2026. Exemplos notáveis dos benefícios desta tecnologia são a flexibilidade e a transparência nas finanças e no processamento de transações.
Registro de transações
O Blockchain funciona de forma transparente, prezando pela segurança e confiança do público quanto ao uso de certos recursos financeiros. Todas transações são registradas e catalogadas a depender das suas características, isso inclui data, hora, valores, envolvidos, moedas utilizadas, dentre outras informações importantes. Pode-se dizer que todas as transações registradas são públicas e não podem ser alteradas. Isso significa que os investidores podem analisar facilmente todas as transações e atividades em tempo real, aumentando a transparência e a confiança no mercado e garantindo processos operacionais claros e eficazes.
Segurança completa
Uma das características mais importantes do Blockchain é a descentralização. A ausência de intermediários garante o mais alto nível de segurança. Cada informação inserida na rede é processada por vários computadores, que criam uma criptografia exclusiva para as informações enviadas. Como esta tecnologia representa sérios problemas para os bancos digitais e tradicionais, os bancos e instituições financeiras estão a adotando para garantir a segurança das informações dos clientes e evitar o vazamento de transações financeiras.
Smart Contract
O Smart Contract é um sistema baseado em Blockchain que permite a execução de contratos e acordos digitais. Esses contratos inteligentes eliminam a necessidade de intermediários e reduzem custos de processos como negociações, transferências de ativos e contratos de empréstimo. Os contratos são assinados automaticamente quando condições pré-determinadas são atendidas, garantindo transparência, confiabilidade e eficiência nas transações. Por exemplo, Real Digital Transactions, a moeda digital do Banco Central do Brasil, utiliza tecnologia de contrato inteligente.
Vantagens do Blockchain para o mercado financeiro
O Blockchain possui vantagens e desvantagens. Avaliá-las contribui para entender melhor como ele funciona, se realmente vale a pena utilizá-lo e como pode impactar positivamente o funcionamento de uma empresa ou negócio.
Saber o que é Blockchain é o primeiro passo para compreender a respeito do seu funcionamento como sistema de armazenamento de dados e informação. Porém, além disso, é preciso observar quais são os recursos vantajosos da plataforma e como eles podem ajudar no dia a dia de forma efetiva.
- A tecnologia Blockchain divide os ativos em grandes pedaços e os transforma em tokens, representações digitais de imóveis com valor comercial. Um exemplo comum é um ativo de alto valor, um “token” que pode ser vendido a diversos investidores. Aumentar a liquidez de um ativo permite que ele seja dividido em porções menores e distribuído para muitas pessoas. Isso significa que investidores com diferentes níveis de capital podem participar em investimentos dos quais anteriormente não podiam participar.
- A tecnologia Blockchain aumenta o acesso a investimentos com maior potencial de lucro, reduzindo assim os custos de transação e eliminando intermediários. Em particular, a tokenização de ativos ajuda a reduzir os custos operacionais e estruturais para os emitentes de crédito. Estas poupanças podem ser repassadas aos investidores na forma de retornos mais atrativos.
- Transparência. Todas as transações registradas no Blockchain são visíveis para todas as partes autorizadas, criando um ambiente no qual todas as partes podem verificar a validade da informação e dos dados. Essa comunidade autorizada pode ser bem ampla, abrangendo qualquer pessoa ou com algumas restrições mais específicas, a depender do tipo de Blockchain. Os investidores podem analisar facilmente todas as transações e atividades em tempo real, aumentando a transparência e a confiança no mercado e proporcionando um controle operacional claro e eficaz.
- Segurança. A criptografia e a descentralização on-chain tornam as transações mais seguras. Os dados são armazenados em blocos interligados, dificultando a manipulação das informações. Isso ajuda a reduzir o risco de fraude e manipulação de mercado, beneficiando tanto os investidores como os destinatários dos investimentos.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária