A morte de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos, foi um estopim para diversos protestos pelo país e pelo mundo. No Brasil, as reações foram também inflamados pelo assassinato do menino João Pedro.
Mesmo durante a quarentena, pessoas estão em busca de formas para ajudar nessa luta contra a discriminação e o racismo. Para ajudar aqueles que desejam fazer alguma coisa em prol dessa causa, mas não sabem o que, foi criado o site #BlackLivesMatter (#VidasNegrasImportam).
Leia mais: #BlackOutTuesday: 25 filmes que debatem o racismo
Curta-metragem brasileiro retrata a intolerância e o preconceito; confira
Como ajudar
#BlackLivesMatter: link
#VidasNegrasImportam: link
Impactando Vidas Pretas: link
Frente Cidade de Deus: link
Mães na Favela: link
Comunidade Empodera: link
No link, as pessoas encontram dicas de como ajudar essa causa sem precisar sair de casa, já que o mundo se encontra em meio a uma pandemia. É possível auxiliar por meio de doações a organizações e projetos, assinando petições e se educando sobre todo esse movimento. Para aqueles que desejam ir aos protestos, o site também oferece maneiras de se proteger durante as manifestações.
No Brasil, algumas dos projetos destacados pela campanha são o Frente Cidade de Deus, a Mães na Favela e o Impactando Vidas Pretas. Essas três ações estão recebendo doações, para auxiliar famílias e mulheres em questão de vulnerabilidade social, principalmente, por conta das medidas implementadas com a pandemia do novo coronavírus. Se não puder doar no momento, ajude assinando as petições e se educando sobre o tema.
Além de doar para essas entidades brasileiras, você pode atuar como voluntário, na Comunidade Empodera – uma plataforma gratuita de educação e desenvolvimento de carreira. A startup auxilia universitários e recém formados de diferentes raças, gêneros, classes sociais, orientações sexuais e com necessidades especiais a entrarem no mercado de trabalho e se desenvolverem dentro das organizações.
A instituição também trabalha com recursos humanos (RH), para ajudar empresas a criar cultura inclusiva e promover diversidade dentro de seu ambiente. Há duas maneiras diferentes de auxiliar nesta causa, a primeira é sendo mentor de alunos da comunidade e a segunda é atuando como professor, para auxiliar na educação de jovens de baixa renda por todo o Brasil. Saiba como ajudar neste link.
Além de se educar a partir de textos e livros sobre o racismo, é possível assistir a alguns filmes que debatem essa causa. Confira uma lista com 24 dessas obras.