Um grupo de funcionários de uma empresa de coleta de lixo em Ancara, na Turquia, decidiu fundar uma biblioteca com os livros que encontravam no dia a dia do trabalho. A iniciativa começou com o jovem Serhat, que coletava os exemplares movido pelo sonho de ter seu acervo pessoal. Logo, seus companheiros entravam na onda e o projeto já tinha em mãos centenas de livros.
Leia mais:
Os 100 melhores livros de todos os tempos
10 livros para ler antes de dormir e acalmar a mente
Os primeiros livros e revistas criaram um pequeno acervo para os próprios trabalhadores da empresa de coleta de lixo. Com a coleção crescendo, abriram-se as portas para amigos e familiares. Até que, com o tempo, o grupo decidiu conversar com o prefeito da cidade para que as obras pudessem atender a toda a comunidade local.
O prefeito acatou a ideia e cedeu aos trabalhadores o espaço de uma antiga fábrica de tijolos que estava parada há mais de 20 anos. A comunidade ficou sabendo da novidade e os vizinhos também começaram a doar livros e revistas para contribuir com a nova biblioteca comunitária.
Quando abriu as portas, o acervo já tinha mais de 6 mil livros catalogados em diversas seções, indo de ficção e investigação até aprendizado de inglês e francês. Com o apoio da prefeitura e de doações, a biblioteca também ganhou um espaço dedicado às crianças, uma área de jogos e uma cafeteria.
Além de atender à vizinhança, a biblioteca comunitária disponibiliza seu grande acervo para uma série de outras iniciativas. Entre elas o empréstimo de livros para estudantes, organizações sem fins lucrativos e centros penitenciários.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Fonte: Nation