7 dicas para cuidar da saúde de idosos no inverno
As baixas temperaturas são sempre um motivo de preocupação com a saúde. É no inverno, quando a umidade fica baixa, que é mais comum a ocorrência de doenças respiratórias e também o aumento de complicações cardiovasculares.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
O idoso, por possuir uma reserva fisiológica mais restrita, tem menos capacidade de enfrentar baixas temperaturas e condições climáticas adversas. Ele responde com o aumento exacerbados dos níveis de pressão arterial, transtornos de coagulação sanguínea e maior propensão a infecções típicas do frio, que podem desencadear eventos cardiovasculares.
Leia mais: Álbum: 100 coisas legais para fazer durante a quarentena
Pessoas fazem releituras de obras de arte durante a quarentena; confira
O Busca Voluntária e a coordenadora técnica da Home Angels, Janaína Rosa, rede de cuidadores de idosos, preparara algumas dicas de adaptação simples a baixas temperaturas no dia a dia.
- Na hora do banho, escolha o horário mais quente do dia e, se possível, aqueça o banheiro antecipadamente. Mas é importante se atentar e abrir uma frestinha da porta para que a temperatura de ambos os ambientes, banheiro e quarto, fique próxima.
- Seque o corpo e coloque a primeira camada de roupa ainda no próprio banheiro para evitar a corrente de ar. Mas lembre-se, não esqueça de hidratar bem a pele.
- Se os cabelos estiverem molhados, use um secador e aguarde para sair de casa, pois ainda há calor do banho e do aparelho que deixa o corpo quente.
- Como a reserva hídrica na terceira idade é menor, o idoso acaba ingerindo poucos líquidos, aumentando as chances de desidratação. Por isso, é muito importante aumentar a oferta de bebidas como água, sucos, chás, caldos e sopas. Além de hidratar, aquecem o corpo.
- Caso hava baixas temperaturas à noite, coloque uma manta no colchão para ajudar a reter a temperatura.
- Para os idosos acamados, a vestimenta é um detalhe que merece atenção e caso haja a necessidade de trocas de fraldas, calças e blusas podem não ser a melhor opção. Nesse caso, aposte em camisolas e camisas de manga comprida de flanela e meias térmicas antiderrapantes ou meião para as pernas, assim como também cai bem um cobertor sobre o corpo, que tem como objetivo aquecer e reter o calor ao longo do dia.
- Outra dica para os acamados é colocar trocadores absorventes em cima do lençol. Caso tenha escape de urina, a troca se torna mais rápida e a cama não ficará fria.