A gigante Baidu desenvolveu um abrigo inteligente para os gatos de rua de Pequim, na China. O abrigo, idealizado pelo engenheiro da computação Wan Xi, conta com uma AI que abre a porta do local automaticamente quando os bichanos estão por perto. Lá dentro, eles têm segurança, água e comida — além de controle de temperatura, umidade e sistema de ventilação.
Leia mais:
3 COMPORTAMENTOS QUE VOCÊ PODE ADOTAR HOJE PARA SER MAIS FELIZ
RESGATE DE ANIMAIS PÓS-DESASTRE REQUER PREPARO, DISCIPLINA E MUITO CUIDADO
Depois que o felino entra no abrigo, a porta também é fechada automaticamente para evitar que outros animais entrem. A parte interna do abrigo é como uma salinha de estar, na qual os gatos podem se alimentar, aquecer e descansar. Pequim pode atingir temperaturas de -9°C, e iniciativas como essa dão a chance desses bichinhos sobreviverem mesmo aos invernos mais rigorosos.
Além de água e comida, os abrigos têm câmeras com sistema de IA capaz de identificar cerca de 170 tipos de gatos. As filmagens também ajudam a reconhecer gatos não castrados e doentes. Nesses casos, um grupo de voluntários por perto aparecerá para ajudar.
No vídeo a seguir, você pode acompanhar (a partir de 2:20 minutos) um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento e construção do abrigo: