A paixão pelo esporte muitas vezes se estende além das quatro linhas do campo. Além das ações dos clubes e torcidas organizadas, jogadores e jogadoras usam sua influência para promover mudanças sociais significativas. No Brasil e exterior, grandes nomes dão exemplo e lideram projetos sociais de atletas do futebol que vão muito além do domínio da bola.
Atletas como Marta, Ronaldo Fenômeno e Neymar Jr. dedicam, ao menos, parte do tempo e recursos a iniciativas que impactam vidas. Assim, mostram como o verdadeiro espírito de equipe pode fazer a diferença e um impacto altamente positivo na vida das pessoas.
Conheça, a seguir, algumas destas apostas das grandes estrelas do futebol em como fazer o mundo um pouquinho melhor. No geral, são jogadores bem famosos em sites como sport bet, pois estão entre os mais renomados de cada time. O importante é jogar com responsabilidade, sempre.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
Marta
Não apenas uma lenda no futebol feminino, Marta é também uma campeã dos direitos das mulheres e das crianças. Em primeiro lugar, foi nomeada madrinha do projeto Dando as Mãos, em Alagoas. A iniciativa atende a mais de 500 pessoas, entre idosos, crianças e mulheres gestantes.
A ação promove programas de cultura, artesanato e esporte para quem reside na região do Vale do Reginaldo. Ademais, a melhor jogadora do mundo é defensora incansável da diversidade, inclusão, direto das mulheres e igualdade de gênero. Só para exemplificar, está sempre à frente de projetos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Mulheres.
Ronaldo Fenômeno
Um fenômeno dentro e fora de campo. Ronaldo Nazário atua em diversas frentes sociais, desde a educação até a saúde, além de ser um gigante na luta pela inclusão social. Só para ilustrar, a Fundação Fenômenos atua em comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, impactando mais de 85 mil pessoas. Segundo o site oficial, entre seus projetos, destacam-se:
- Periferia Sustentável;
- Canto da Arte;
- Dente de Leão;
- Terça Afro;
- Mirante Cultural.
Assim, além de deixar seu legado inquestionável nos campos, Ronaldo e sua fundação mostram que a educação é a chave para um futuro melhor. E, também, que o esporte é um poderoso instrumento de transformação social.
Neymar Jr.
Por meio de seu instituto, o menino Ney cria oportunidades para crianças e adolescentes por meio do esporte e da educação. Situado em Praia Grande, o Instituto Neymar Jr. atua em diferentes frentes, desde saúde até ações pedagógicas. Assim, busca cumprir objetivos específicos, como:
- Combater a evasão escolar;
- Melhorar os índices de higiene e saúde familiar;
- Contribuir no incremento de renda.
Os detalhes sobre os projetos podem ser visualizados aqui.
Lionel Messi
Fora do Brasil, astros e estrelas do futebol também brilham fora do campo. O argentino Messi, por exemplo, criou a Fundação Leo Messi. O projeto, a princípio, atende crianças em situação de vulnerabilidade social na Argentina, na Espanha e em outros países. Inclusive, vem desenvolvendo ações na Faixa de Gaza e Síria, ambientes de conflitos bélicos.
Assim, por meio da educação, saúde e esporte, promove a inclusão social e o desenvolvimento integral das crianças.
Cristiano Ronaldo
Por fim, o astro português também se dedica a causas sociais. A Fundação Cristiano Ronaldo atua tanto em Portugal quanto em outros países, apoiando projetos nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento infantil.
Em suma, os projetos sociais de jogadores e jogadoras de futebol são exemplos de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação social. Através destas iniciativas, atletas inspiram a comunidade a se unir por um futuro melhor, mostrando que a força do futebol vai além dos gramados.
Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do Voluntário? Clique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária