Por Vivaldo José Breternitz*
Os correios norte-americanos, mais conhecidos como United States Postal Service (USPS), têm uma frota de cerca de 140 mil vans utilizadas para entregas de correspondências e encomendas. Boa parte desses veículos já tem décadas de uso. Eles consomem muito combustível são equipados com motores que começaram a apresentar a tendência de pegar fogo – provavelmente em função do desgaste de seus componentes.
Recentemente, o USPS anunciou o vencedor de uma concorrência para a construção de sua nova frota. A empresa Oshkosh Defense, especializada na fabricação de veículos militares, ganhou um contrato de US$ 482 milhões e deve produzir 165 mil vans ao longo de 10 anos.
O aspecto das novas vans lembra o atual, inclusive com o volante do lado direito (que facilita a rotina dos carteiros na hora de descer do veículo para realizar as entregas), mas incorpora muita tecnologia. Os motores, por exemplo, são elétricos, obedecendo às diretrizes propostas pela gestão do presidente Joe Biden. Estranhamente, a vencedora da concorrência diz que alguns desses veículos podem ser dotados de motores convencionais, o que não está de acordo com o que foi anunciado pelo governo, que pretende eletrificar toda sua frota.
Ainda em termos de tecnologia, as vans devem dispor de câmeras que darão ao motorista visão de 360º ao redor do veículo. Sensores para estacionamento, sistema anticolisão, controle de tração e ar-condicionado quente e frio também fazem parte da lista de equipamentos. Além disso, os modelos são projetados para oferecer maior capacidade e acesso ao compartimento de carga pelo interior da cabine.
Essa notícia confirma a tendência de crescimento dos veículos mais sustentáveis. Uma pesquisa recente diz que o número de automóveis elétricos a serem vendidos nos Estados Unidos em 2021 deve dobrar em relação a 2020. O mesmo estudo também informa que a maioria dos proprietários de modelos desse tipo opta por comprar outro elétrico quando troca de carro. Isso é um indicador de que a tecnologia está satisfazendo seus usuários.
LEIA MAIS: VEJA OS PAÍSES COM MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO PLANETA
VIDA SUSTENTÁVEL: 30 PERFIS NO INSTAGRAM PARA SE INSPIRAR