Por Ricardo Oliveira*
O home office chegou para ficar, mas pegou muita gente de surpresa. De repente, a população foi obrigada a se adaptar ao trabalho remoto, muitas vezes dividindo o mesmo ambiente com outras pessoas da família e abarcando as atividades da empresa com as tarefas de casa. Essa nova realidade tem se tornado fonte de ansiedade para muitos profissionais. Por isso, é importante ficar atento e cuidar cada vez mais da saúde física e mental.
5 dicas para manter o bem-estar no home office
1. Autoconhecimento
O autoconhecimento é fundamental para manter a mente saudável e fortalecer a inteligência emocional. No momento em que um pensamento negativo surgir, por exemplo, tente substituí-lo por outro positivo.
2. Rotina
A rotina é importante para manter a organização das tarefas. Separe os afazeres domésticos do horário de expediente de trabalho. Além disso, estabeleça uma lista de demandas profissionais e pessoais (estipulando horários de execução e prazos) e estimule a equipe a fazer o mesmo.
3. Exercícios físicos
Não abra mão das atividades físicas para manter a mente e o corpo saudáveis. Caminhada, ioga e meditação podem ajudar na concentração e no foco.
4. Comunicação
Seja transparente e pratique feedbacks para ajudar no autoconhecimento e no desenvolvimento de outros profissionais. Saiba delegar. Peça ajuda de outros colaboradores e faça reuniões online mais curtas e objetivas.
Pratique a empatia. Use as ferramentas digitais, como o WhatsApp, para enviar mensagens de agradecimento pela ajuda recebida ou para elogiar o colega por uma atitude ou resultado gerado. Isso ajuda a fortalecer a conexão entre as pessoas.
5. Relacionamento interpessoal
O famoso coffee break agora está em novo formato virtual para socialização. Marque encontros online com os colegas de trabalho para falar sobre o dia a dia.
Por fim, além dessas dicas, manter a esperança é fundamental para a sua saúde mental e a de todos ao seu redor.
*Ricardo Oliveira é sócio fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde.
LEIA MAIS: PEQUENOS NEGÓCIOS: 20 CURSOS GRATUITOS PARA ENFRENTAR A CRISE
ESPECIALISTA DÁ DICAS DE COMO SE MANTER ATIVO MESMO DENTRO DE CASA