O Brasil é líder em ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 18,6 milhões de pessoas sofrem com o transtorno. Para a Doutora em Psicologia Blenda Oliveira, trata-se medo e angústia em excesso. Mas a especialista explica que este nem sempre é um sentimento ruim e que pode muitas vezes preparar as pessoas diante de perigos e situações desafiadoras.
“Em uma entrevista de emprego, por exemplo, sentir-se ansioso é normal, pois a ansiedade é uma emoção esperada e cabível no nosso viver”, explica. A seguir, Blenda dá cinco dicas para driblar esse sentimento e ficar mais confiante para encarar o desafio de uma entrevista.
Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara
1. Procure focar no presente
Escolha alguma atividade que goste e procure praticá-la antes de ir para a entrevista. Pode ser uma atividade física, ler um livro ou meditar, por exemplo.
2. Não alimente a síndrome do impostor
Que tal focar em seus pontos positivos? Se você estiver preparado para exercer a função, acredite em si mesmo. Esqueça julgamentos excessivos e que gerem baixa estima. Faça uma lista de todas as suas qualidades que podem ajudar a conseguir a vaga.
“Procure mostrar sua habilidade para aquele cargo oferecido. Se for uma vaga de liderança, por exemplo, fale sobre projetos anteriores. Outras qualidades também contam como empatia, habilidades com novas tecnologias, fazer trabalho voluntário ou buscar aprendizado contínuo”, elenca a psicóloga.
3. Procure ajuda profissional
Se você faz algum tipo de psicoterapia, converse com o profissional antes da entrevista. Fale sobre o que te deixa apreensivo e das experiências anteriores. Dividindo os problemas com um especialista, é possível lidar melhor com eles.
4. Meditação
Meditar e ter um momento de paz, silêncio e relaxamento também costumam ajudar a lidar com a ansiedade. “Esses espaços de silêncio nos ajudam a resgatar o que é verdadeiro. E quando nos conhecemos, conseguimos ter mais autoridade para saber o que é bom profissionalmente ou não para nós”, explica Blenda.
5. Conheça a empresa e se informe
Conhecer a empresa é uma forma de estar preparado para possíveis perguntas surpresas e, dessa forma, driblar a ansiedade. “Procure informações em redes sociais e na página da companhia sobre suas áreas de atuação. Assim você terá mais autoridade e menos insegurança para passar por uma avaliação”, conclui a especialista.
Leia mais:
Entenda as principais diferenças entre ansiedade e medo
Insônia, raiva, ansiedade? Conheça sites que ajudam a lidar com emoções difíceis