Busca voluntária – Notícias voluntariado

Absorvendo o Tabu: filme retrata menstruação na Índia

Advertising
Advertising

A menstruação é um assunto pouco abordado na sociedade, mas o caso se torna mais grave na Índia. As mulheres não conversam com familiares ou amigas sobre a pauta, além de largarem os estudos após atingirem a puberdade. Para trazer uma discussão sobre esse tema, a diretora Rayka Zehtabchi, junto com a Netflix, produziu o documentário Absorvendo o Tabu, que ganhou o Oscar de 2019 como Melhor Documentário de Curta-metragem.

Leia mais:
FIFA realiza vídeos sobre a relação de mulheres com o futebol

Turma da Mônica: projeto homenageia mulheres na ciência



O filme retrata como a saúde é um grave problema no país. As mulheres não têm acesso a absorventes higiênicos e acabam usando quaisquer panos para conter o sangue. Além disso, perdem aulas na escola por não conseguir trocar de roupa, deixam os estudos e até mesmo têm problemas para arranjar emprego por conta da menstruação.

Por mais que existissem absorventes no mercado de Hapur (cidade mostrada no documentário), as indianas se sentiam envergonhadas de comprar o produto na frente dos homens. Pensando nisso, um grupo de estudantes de Los Angeles juntou dinheiro para comprar uma máquina de absorventes biodegradáveis e enviar para esse município. No Absorvendo o Tabu, é retratado todo o processo da implementação do equipamento no vilarejo.


Advertising
Advertising

Com a novidade, surgiu a possibilidade de debater o tema tão polêmico – além de promover trabalho para as moças da vila. Com a máquina, as meninas puderam continuar os estudos e conseguir empregos, já que a menstruação não seria um problema tão grande.

As alunas norte-americanas, que doaram a máquina para a comunidade, formaram o The Pad Project, para auxiliar as mulheres que não têm acesso aos absorventes. Para doar à instituição e ajudar na vida de muitas moças pelo mundo, acesse o site https://donorbox.org/the-pad-project.

Assista ao trailer do documentário e veja a produção na Netflix:

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara



Sair da versão mobile