5 jogos feitos para ajudar no combate à depressão e ansiedade
Os jogos online tiveram um papel importante no combate à depressão e ansiedade durante o isolamento social. De acordo com um estudo feito pelo Programa Xbox Research Accessibility Community Feedback, 84% das pessoas afirmaram que os games ajudaram em relação à saúde mental no período mais forte da pandemia.
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“Após um dia estressante no home office, há quem encontre conforto em passar um tempo na frente da televisão ou do computador jogando alguma coisa. É importante ter a noção do quanto esse tempo é benéfico para a saúde mental”, afirma Victor Kurita, médico focado na saúde física e mental dos gamers. O especialista separou cinco jogos online criados especialmente para ajudar pessoas com transtornos de ansiedade e depressão. Confira!
5 jogos feitos para ajudar no combate à depressão e ansiedade
Jornada do Acolhimento: criado em parceria com associações de psicólogos e psiquiatras, o jogo é feito propriamente para conscientizar os jogadores sobre a depressão. São quatro estágios que passam pelas fases de descoberta, superação, esperança e cuidado.
Hellblade: Senua’s Sacrifice: após a invasão viking nas ilhas Orkney, a personagem Senua viaja para um dos mundos da mitologia nórdica. Enquanto a jornada dela acontece, o game mostra com clareza como se comporta uma pessoa com ansiedade e até mesmo com episódios de psicose.
Sea of Solitude: o jogo se passa na Alemanha após uma enchente devastadora e a personagem principal, Kay, passa pela cidade destruída totalmente solitária e sozinha. Entre os monstros que ela combate, ao longo do jogo fica implícito que isso tudo na verdade vem da protagonista, que passa por uma fase de depressão severa, mas vê um lampejo de esperança com outras representações artísticas de luz no meio da escuridão.
Celeste: a ideia do jogo é ajudar Madeline a sobreviver aos seus demônios interiores. Isso acontece enquanto ela está na jornada de escalada de uma montanha. O percurso funciona como a luta de uma pessoa com ansiedade e depressão e faz o jogador ter empatia pela personagem, fazendo o possível para que ela chegue ao final.
Flower: o jogo não é desafiador, mas tem a intenção de trazer sentimentos e sensações boas ao jogador. Sem diálogos, o arco narrativo é formado pelas artes visuais e emocionais.
“Apesar de muito tempo de tela não ser recomendado, os jogos online podem ser benéficos para a saúde mental, tanto para reduzir o estresse, quanto para apoiar o equilíbrio mental e ajudar com o relaxamento”, conta Kurita. “Eles oferecem um escape, uma chance de deixar suas preocupações diárias para trás por um tempo e fazer algo completamente diferente”, completa.
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