Categorias

5 formas de aprender Libras online e de graça

Bianca Bellucci
31 de Março de 2021


5-formas-de-aprender-libras-online-e-de-graca

Desde 2002, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. Entretanto, apesar de 5% dos brasileiros depender exclusivamente da linguagem, de acordo com o IBGE, boa parte da população não sabe se comunicar por meio dela.

Por isso, é importante que todos conheçam e contribuam para incluir cada vez mais as pessoas com deficiência auditiva nas conversas, nos debates e nos meios de informação. Nesse sentido, hoje, já é possível encontrar cursos e aplicativos gratuitos que ensinam Libras. Para te ajudar nessa jornada, o Busca Voluntária separou cinco opções legais para iniciantes.

Leia mais:
Conheça “Min e as Mãozinhas”, desenho animado do YouTube totalmente em Libras
Estudantes criam pulseira que auxilia deficientes auditivos a perceber choro de crianças

1. Hand Talk Tradutor para Libras

Aqui, o usuário tem um assistente virtual que vai ensiná-lo Libras. Basta digitar uma palavra ou frase de até 140 caracteres para que o simpático Hugo reproduza a sequência de sinais. É possível determinar a velocidade da explicação e favoritar aquelas que você deseja. Conta ainda com uma série de vídeos que ensinam sinais de determinada categoria, como comidas e super-heróis. Está disponível para Android e iOS.

2. Libras EaD – USP

A plataforma de cursos de apoio da Universidade de São Paulo (USP) traz um curso digital e gratuito ministrado pelos professores Felipe Venâncio e Janice Gonçalves. É dividido em 10 videoaulas teóricas e 10 práticas, além de contar com conteúdo extra com dicas de certas categorias, como números, cores, meses do ano, esportes e emoções. Você não precisa de cadastro ou vínculo com a escola para acessar os vídeos. Não oferece certificado no final.

3. Librário

O Librário ensina a linguagem por meio de dois games. São eles: Jogo da Memória e Jogo do Saci – também conhecido como Jogo do Mico. O baralho usado para ambos substitui os números e as figuras por fotos de sinais. E, como nos dois o objetivo é formar pares, a cada duplinha feita você libera um vídeo que ensina a executar o sinal na prática. Disponível para Android e iOS, é possível brincar com duas categorias: geral e artes.

4. Curso 15 Sinais – Universidade da Libras

A Universidade da Libras é uma escola digital voltada totalmente ao aprendizado da linguagem. O curso gratuito é do tipo intensivo e traz os 15 sinais mais usados no dia a dia. O conteúdo é dividido em cinco vídeos de aproximadamente 20 minutos cada. Vale destacar que, para ter acesso, é necessário fazer um rápido cadastro no site usando nome e e-mail.

5. Alfabeto LIBRAS

Este aplicativo para Android e iOS é ideal para quem está começando a aprender a linguagem de Libras, pois ensina o alfabeto por meio do popular Jogo da Forca. São dois níveis disponíveis. O primeiro traz uma palavra com algumas letras escondidas. A cada letra revelada, o sinal correspondente aparece ao lado. Já no modo intermediário apenas as figuras de sinais estão na tela e cabe ao usuário adivinhar quais completam a palavra.

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir