Categorias

5 atitudes que ajudam a preservar os oceanos

Da Redação
30 de Setembro de 2021


Crédito: Imagem de joakant por Pixabay
5 atitudes que ajudam a preservar os oceanos

No último domingo (26/9) foi celebrado o Dia Mundial do Mar. A data foi instituída pela Organização Marítima Internacional (OMI) com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os oceanos, que contêm 97% de toda água do planeta e cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Esse cuidado é fundamental para a humanidade, já que os mares  fornecem metade do oxigênio que respiramos, equilibram a temperatura e servem de lar para mais de um milhão de espécies.

Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do VoluntárioClique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária

Atitudes que ajudam a preservar os oceanos

A Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa de latas aço pós consumo, reuniu uma lista com cinco dicas que podem colaborar com a diminuição da poluição marinha e, consequentemente, impactar positivamente a preservação da biodiversidade do planeta

1. Invista em embalagens mais sustentáveis

Na hora de escolher um produto, prefira embalagens feitas de materiais recicláveis ou efetivamente reciclados, como aço, alumínio ou papel. Os dois primeiros, por exemplo, podem ser reaproveitados inúmeras vezes sem perder suas características originais. Materiais que demoram mais tempo para se decompor e são deixados em áreas inadequadas podem contaminar as águas e espécies marinhas.

2. Busque novas alternativas para se deslocar na cidade

Quando possível, opte por outro meio de locomoção que não seja o carro particular. O setor do transporte é responsável por aproximadamente um quarto das emissões globais causadoras do efeito estufa. O oceano absorve mais de 25% das emissões de dióxido de carbono geradas pela população.

Quer fazer trabalho voluntárioClique aqui e encontre um com a sua cara

3. Recicle o seu lixo

Separe o seu lixo para coleta seletiva entre orgânicos e recicláveis. Para o descarte de materiais de aço, a Prolata possui Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, é possível descartar as latas no lixo de recicláveis.

4. Preserve as praias

Nunca descarte o seu lixo no mar. A ingestão de resíduos como o plástico pode provocar a perfuração do tubo digestivo dos animais marinhos, causando óbito. Assim que chegar à praia, localize a lixeira mais próxima. Caso não tenha, separe o seu lixo individualmente em sacolas recicláveis.

5. Seja um consumidor consciente

De acordo com estudo da Associação Europeia de Fabricantes de Latas de Aço (APEAL), um dos principais motivos que faz com que alimentos frescos sejam jogados no lixo é a deterioração. Na lata, alimentos perecíveis como frutas, vegetais, carnes e pescados ficam preservados por até três anos (ou mais), sem perda do valor nutricional. Por isso, esse tipo de embalagem ajuda a evitar o desperdício e a quantidade de lixo gerada pela população – um fator importante para preservar os oceanos.

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir