4 razões para fazer trabalho voluntário no exterior

Da Redação
7 de Março de 2019


4-razoes-para-fazer-trabalho-voluntario-no-exterior

Incentivo e razões não faltam para vestir a camisa e ajudar o próximo ou o meio ambiente. Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), mostra que 7,4 milhões de pessoas fizeram algum tipo de voluntariado em 2017. Além disso, não é raro encontrar celebridades e influenciadores que estão envolvidos em causas sociais, prontos para motivar seus seguidores a viverem essa experiência.

E você, já pensou em fazer um trabalho voluntário? E que tal ser em outro país? Sai que você pode ir para a África do Sul, Sri Lanka, Tailândia, Índia e muitos outros destinos. Essa é uma oportunidade de unir a vontade de viajar com o de fazer a diferença no mundo. A especialista da CI Intercâmbio e Viagem, Fabiana Fernandes, traz quatro razões para arrumar as malas e fazer boas ações pelo mundo.

Leia mais
Fazer o bem fora de casa é oportunidade em intercâmbio com trabalho voluntário
Finlândia é o país mais feliz do mundo, diz pesquisa; veja ranking completo

1. Você fará a diferença na comunidade

Parece óbvio, mas não custa ressaltar que, ao fazer o trabalho voluntário, você estará ajudando outras pessoas. “É preciso ajustar as expectativas sobre o voluntariado. É verdade que não vão faltar momentos de diversão e turismo, mas o foco principal é melhorar a comunidade local ou preservar o meio ambiente. Seja ao fazer uma criança sorrir ou ao auxiliar na recuperação de um animal selvagem, esse é o momento de dedicar um bom tempo para deixar o mundo melhor”, comenta Fabiana.

2. Você fará conexões com boas pessoas

A especialista da CI explica que o primeiro contato com integrantes de um grupo de diferentes nacionalidades pode ser um choque cultural, mas as diferenças logo somem ao trabalharem em prol da mesma causa. “Essa é uma excelente forma de se conectar com pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você, e podem se incentivar a trabalhar ainda mais no projeto. Também é uma chance de estabelecer parcerias e formar, assim, um bom networking.”

3. Você fará bem para a sua saúde mental e sentimental

Apesar do foco do voluntariado ser o de fazer algo bom para o próximo, ele também trará benefícios para você. Fazer um trabalho desse tipo junto com uma viagem vão te ajudar a aumentar a autoestima, aliviar o estresse e até mesmo combater a depressão. No final, a sua saúde vai agradecer por viver essa experiência.

“O trabalho voluntário vai dar a pessoa um propósito e um significado na vida. Isso fará ele se sentir bem consigo mesmo e otimista sobre o que fez”, afirma Fabiana.

4. Você dará um upgrade no seu currículo

Além dos benefícios pessoais, o voluntariado traz para a sua carreira profissional um diferencial. “Ele dá um brilho especial no currículo. Ter a experiência demonstra que o candidato desenvolveu o espírito de equipe, proatividade e boa comunicação, habilidades essenciais no mercado corporativo”, conta Fabiana.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir