Categorias

4 dicas para contribuir com a redução do aquecimento global

Da Redação
29 de Março de 2022


Crédito: Photo by Sigmund on Unsplash
4 dicas para contribuir com a redução do aquecimento global

Nos últimos anos, a utilização de combustíveis fósseis, os padrões de consumo e as queimadas em matas contribuíram para o acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, resultando no aumento da temperatura e em alterações climáticas preocupantes ao redor do planeta. Investir cada vez mais na economia circular e incentivar mudanças de hábitos são algumas das chaves para colaborar com a redução do aquecimento global.

Quer ficar por dentro das melhores notícias do mundo e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual do VoluntárioClique aqui e assine a newsletter do Busca Voluntária

A Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa do segmento do aço, ressalta a importância da reciclagem do aço nesse contexto. “Cada tonelada de lata de aço reciclada reduz a emissão 3,7 toneladas de gases de efeito estufa”, afirma Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora executiva da Prolata. Depois de separadas, as latas de aço usadas são encaminhadas para indústrias siderúrgicas e viram aço novamente.

Como contribuir com a redução do aquecimento global

Abaixo, confira cinco dicas da Prolata para colaborar com a luta contra o aquecimento global:

Consumo consciente: dê preferência a produtos mais saudáveis, livres de aditivos químicos, como frutas e legumes in natura ou embalados em embalagens de fácil revalorização. Latas de aço e papel, por exemplo, além de infinitamente recicláveis, se degradam naturalmente caso sejam descartadas inadequadamente.

Coleta seletiva: separe em sua casa uma lata para o lixo orgânico (restos de alimentos, papel toalha ou higiênico usado, entre outros) e outra para o lixo reciclável (latas de aço, alumínio, papelão e vidro). Não é necessário separar cada material, pois as próprias cooperativas de catadores e centrais de triagem se encarregam de separá-los e este trabalho gera renda para milhares de pessoas.

Economia de água: lembre-se que o uso racional da água, um recurso cada vez mais escasso, é fundamental. Antes de descartar as latas de aço de frutas e legumes, por exemplo, basta tirar todo o conteúdo com uma colher, pois elas não são engorduradas. Um fio de água já basta. Para latas de pescados e produtos cárneos, utilize uma folha de papel toalha e retire o excesso, para não gerar mau cheiro e atrair vetores.

Descarte correto das latas de aço: a Prolata possui Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, você pode descartar as latas no lixo de recicláveis, pois o trabalho da organização para elevar continuamente a reciclagem do aço já envolve cooperativas e cerca de 1,5 mil catadores.

Quer fazer trabalho voluntário? Clique aqui e encontre um com a sua cara

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir