Volunturismo na Amazônia: 4 dias de imersão cultural e muito trabalho

Beatriz Ceschim
11 de Março de 2020


A Vivalá, agência de volunturismo no Brasil – modalidade que alia turismo e voluntariado – anuncia a expansão de sua atuação na Amazônia e está em busca de voluntários para a primeira expedição no Rio Solimões, que ocorre entre 30 de abril e 3 de maio, durante o feriado do Dia do Trabalho.

Leia mais: 
4 razões para fazer trabalho voluntário no exterior
Já pensou em viajar para fazer trabalhos voluntários?

A viagem ocorre na comunidade ribeirinha Lago do Janauacá, localizada a duas horas de barco de Manaus, região que tem a pesca como principal atividade econômica. Os ribeirinhos criaram a expedição de volunturismo, em conjunto com a Vivalá, para levar educação empreendedora aos moradores da região. Dessa forma, a experiência trará um desenvolvimento pessoal e profissional para os habitantes, para que eles recebam turistas, melhorem a economia local, tenham melhor qualidade de vida e mais possibilidades.

Todos os serviços da expedição são fornecidos por moradores locais, de modo a desenvolver a economia da região e proporcionar um intercâmbio cultural por aproximar o cliente do fornecedor. Cercado de atrações da fauna e da flora amazonense, o Lago Janauacá tem grande potencial turístico e deve atingir seus objetivos de criar um turismo de base comunitária sustentável nos próximos anos.

Além do período destinado ao trabalho voluntário, a experiência de imersão na comunidade ribeirinha inclui as seguintes atividades:

  • contato com a gastronomia amazonense e a sabedoria da fauna e flora local
  • visita a criadouro de peixes da região
  • observação noturna de estrelas
  • nascer do sol no Rio Solimões
  • trilha pela floresta amazônica
  • dinâmicas de autoconhecimento
  • muito tempo livre para curtir a natureza

*Atividades e passeios do roteiro podem sofrer alterações devido às condições climáticas prezando sempre pela segurança.

A hospedagem será em redes dentro da embarcação da Vivalá, com toda a alimentação inclusa (café da manhã, almoço e jantar com pratos típicos da região). A experiência também inclui todo transporte interno, guia de turismo, seguro viagem e todos os passeios programados.

Para mais informações sobre o roteiro, valores e serviços acesse o site da Vivalá.

Como funciona?

As expedições de volunturismo da Vivalá são viagens em grupo realizadas em feriados prolongados nas quais os viajantes atuam como voluntários nos destinos brasileiros visitados para levar capacitação profissional e mentoria de negócios a microempreendedores locais. Além de realizar passeios e atividades ecoturísticas – que envolvem um profundo contato com a natureza e a cultura local – os viajantes são preparados previamente para que o trabalho deixe um legado positivo na região utilizando a metodologia contínua da Vivalá.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir