Tecnologia facilita aprendizado escolar de crianças com dificuldades auditivas

sergio
29 de Maio de 2015


Crédito:

 

Desenvolvido pela Telex Soluções Auditivas, o sistema FM Amigo é um recurso que pode ajudar a melhorar a qualidade de aprendizado de crianças e jovens com problemas de audição. O dispositivo é composto por um microfone e um receptor que transmite a fala do professor diretamente para o aparelho auditivo do aluno.

Com o uso dessa tecnologia, professores poderão manter um diálogo mais claro e direto com as crianças, garantindo o entendimento. Para funcionar, o dispositivo deve ser acoplado ao palestrante ou mesmo a um sistema de som. A voz de quem fala é transmitida de maneira que diminua a reverberação ou ruídos de fundo, mantendo o sinal original. Segundo a empresa, isso garante que o aluno ouça claramente o que é explicado mesmo a uma distância de até 30 metros.

Telex - equipamnto FM AmigoSegundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 10 milhões de brasileiros sofrem com alguma dificuldade para ouvir. Os problemas de audição podem causar interferência no aprendizado e no relacionamento com os colegas e facilitar distúrbios de comportamento. Por esse motivo, é preciso ficar atento quando a criança fala muito alto, escuta a televisão em volume elevado ou tem otites recorrentes. Nesses casos, é preciso procurar um otorrinolaringologista e fazer um diagnóstico para que o rendimento escolar do aluno não seja comprometido.

*Fotos: Divulgação

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir