Tecnologia do bem: uso de jogos digitais contribui para melhora de aprendizado público

Thalita Ribeiro
16 de Abril de 2018


O uso de jogos digitais em sala de aula melhorou o aprendizado de uma turma de ensino médio na Escola Estadual Henrique Dumont Vilares, em São Paulo. A instituição incluiu a tecnologia no ensino de matemática em uma sala de terceiro ano, em que a turma apresentou uma melhora de 30% no ensino – em 2016, o índice era de 57,6%. Em 2017, com o uso do Matific, esse resultou saltou para 84,8%.

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Os dados foram apontados no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), prova aplicada nos alunos da rede anualmente, que atribuiu a melhora no aprendizado da turma de alunos, principalmente, ao uso do recurso digital em sala. O Matific é uma startup israelense especializada em gamificação para o ensino da matemática da educação infantil até o sexto ano.

A ferramente também está sento utilizada por cerca de 170 mil alunos, entre rede pública e privada de ensino por todo o Brasil, somando, ao todo, 600 colégios. São cerca de 1.600 jogos pedagógicos, alinhados com o currículo escolar de cada região do país. Além disso, o programa é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de jogos e outras funcionalidades.

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