Projeto esportivo leva prática do skate para vida de crianças carentes

Da Redação
26 de Outubro de 2018


Crédito: Divulgação

O Projeto Skate Criança foi fundado em 1998 com o objetivo de integrar grupos sociais e instruir crianças e adolescentes por meio do esporte. Ele foi idealizado pelo pai de Fernanda Creazzo, um dos nomes mais conhecidos na prática brasileira.
Leia mais:

Fernanda conta que a iniciativa tinha com parcerias com outros projetos. Um deles é a ONG da Mamãe, que durou oito anos. “Fazíamos uma vez por ano a Ação com Ação, em que reuníamos parceiros locais e oferecíamos um dia bem legal para as crianças. Costumávamos doar mensalmente skates e equipamentos de segurança para os pequenos. da escolinha. Mais de 800 crianças passavam por lá por mês”, conta a atleta.

Conhecida como Mafê, a skatista afirma que o projeto foi cancelado pelo Governo Federal. “Destruíram a pista da Imigrantes e prometeram uma nova, perto do bairro Vila Guarani [zona Sul de São Paulo], que nunca foi construída. Cheguei a ver o projeto de pista mas caiu no esquecimento.”

Fernanda lembra também que o trabalho ia muito além das crianças. Incluía mães e adolescentes, por meio de atividades físicas e educacionais.

Mafê e as crianças nos primeiros passos com o skate | Divulgação

Rota do skate
Com o fechamento da antiga pista, o projeto se tornou itinerante. Fernanda explica que, por onde passa, conta com parceiros locais e instrutores de skate. “Realizo ações em comunidade menos favorecidas que estejam precisando de apoio.”

A esportista tem feito ações por outras entidades conhecidas e regiões de São Paulo que precisam de apoio. “Fiz ações com a Fundação Francisca Franco, que é um lar de meninas mães. Também fui convidada para ações na AACD de Osasco e na Cracolândia.”O desejo é de expandir o projeto para além do estado de São Paulo. “Hoje estou em busca de novos parceiros e locais que tenham interesse em levar esse projeto para o Brasil inteiro”, acrescenta Fernanda.

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir