Categorias

No Dia dos Avós, Museus de São Paulo oferecem atividades especiais para vovôs, vovós e netos

Da Redação
26 de Julho de 2018


Hoje (26), Dia Nacional dos Avós, os netos terão a oportunidade de levar seus avós para passear de uma forma criativa, divertida e cheia de aprendizado. “É Dia de Museu com os Avós” é a terceira edição da campanha “É Dia de Museu”, criada pela Secretaria da Cultura do Estado para apresentar ao público a diversidade da programação dos museus paulistas em datas especiais. Há atividades para todos os tipos de avós em vários museus da cidade de São Paulo.

Leia mais: 
IDOSA PRODUZ CASAQUINHOS PARA DOAR PARA BEBÊS CARENTES
DIA DOS AVÓS: GALERIA DE FOTOS FAZ HOMENAGEM À DATA

Museu de Arte Sacra (SP)

Hoje, todo adulto maior de 60 anos e seu acompanhante terão gratuidade no ingresso. Além disso, de hoje até domingo (29), todos os avós e netos que tirarem uma foto no museu e postarem nas redes sociais com a hashtag #édiademuseucomosavós concorrem a um par de canecas do Museu.

No mesmo período, o Museu fará uma série de postagens nas redes sociais falando sobre santos famosos que também foram avós. Como a avó de Jesus, Santana Mestra, São Joaquim, seu avô,  e sua bisavó, Santa Isméria.

Museu do Futebol 

Para os avós que gostam de esportes, o Museu do Futebol oferece a exposição “A Primeira Estrela – O Brasil na Copa de 1958”, que conta a história da primeira Copa conquistada pela Seleção Brasileira. Será a oportunidade de ver as cenas do que o Brasil, na época, só ouviu pelo rádio. Além disso, há quatro salas especiais que também merecem a visita. A “Sala das Copas do Mundo” que retrata os mundiais de 1930 a 2014; a “Sala Grande Área”, que fica na entrada do Museu e mostra reproduções ampliadas de diversos objetos que materializam a paixão do brasileiro pelo esporte; a “Sala Anjos Barrocos”, com 11 telas suspensas que projetam jogadores que fizeram história no futebol brasileiro; e, no final, a “Sala Jogo de Corpo”, onde os visitantes podem tirar uma foto que se transformará em uma figurinha para guardar de lembrança do dia.

MIS – Museu da Imagem e Som 

Dentre as várias exposições, a Mostra LABMIS é uma ótima oportunidade para os avós se inteirarem do universo dos seus netos no que se relaciona a tecnologia e se atualizarem com as mais modernas opções do momento. A exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por quatro artistas e coletivos durante a Residência LABMIS 2017 – programa criado com objetivo de fomentar a produção de obras desenvolvidas a partir de linguagens contemporâneas utilizando mídias tecnológicas.

Museu da Casa Brasileira 

A exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado” mostra um pouco da história de São Paulo a partir de fotos do uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945. É uma viagem no tempo que conta como viviam os moradores originais da casa, o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonistas nas transformações históricas, culturais e urbanísticas da cidade, para os avós lembrarem e os netos saberem como era a vida quando eles nasceram.

Além dessa, os netos e avós podem aproveitar para visitar as exposições “Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo”, “Tipos Latinos” e “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”.

Museus-Casas Literários de São Paulo 

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, composta por Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, apresenta três novas exposições que poderão ser visitadas no dia 26 de julho. São elas: “Tipoeta: Guilherme Mansur” (na Casa das Rosas), que ressalta a estreita relação entre Guilherme Mansur e Haroldo de Campos na produção poética e em diversas edições nas quais trabalharam em conjunto; “Artistas Italianos na Coleção Mário de Andrade” (na Casa Mário de Andrade), com uma seleção de reproduções do acervo do escritor que celebram a importância da produção artística da Itália para o desenvolvimento técnico e temático das artes no Brasil; e “Robert Musil em letra e imagem” (na Casa Guilherme de Almeida), em que são expostas as 17 gravuras que ilustram a primeira tradução brasileira da obra “Uniões”, de um dos mais importantes romancistas modernos, Robert Musil.  

Pinacoteca

A Pinacoteca fará uma visita educativa especial para idosos às 14h00, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade terá 25 vagas.

Museu da imigração 

Museu da Imigração oferece, no dia 26, gratuidade no ingresso para avós visitarem as exposições permanentes da história de pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria do Imigrante.

GUIA DO VOLUNTARIADO

Receba com exclusividade nosso e-book sobre voluntariado.

ACESSAR O E-BOOK

© 2021 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir