Oncoamigo: ONG oferece apoio para pacientes com câncer na Grande São Paulo

Thalita Ribeiro
2 de Julho de 2018


Crédito: Divulgação

O acesso a um ambiente de acolhida e carinho pode ser fundamental durante o tratamento do câncer. A Oncoamigo é uma das entidades que oferecem esse tipo de apoio, assim como serviços de saúde e coleta de mantimentos que impactam de maneira positiva o processo de recuperação do paciente. A organização conta com duas unidades na Grande São Paulo. Atualmente, ela atende pessoas de todas as idades e é mantida por doações.

LEIA MAIS:
ONU MULHERES LANÇA PLATAFORMA VOLTADA PARA IGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO FEMININO
IMUNIZAÇÃO PROTEGE DE DOENÇAS DURANTE A GESTAÇÃO E BENEFICIA RECÉM-NASCIDOS

A coordenadora da ONG, Maria Aparecida da Silva, conta que a entidade é fruto de uma junção de projetos. A iniciativa nasceu em Guarulhos (SP) e, desde 2015, está presente também em São Bernardo do Campo (SP) para atender a pessoas da região do ABC Paulista. Acompanhamento com fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista fazem parte da rotina dos pacientes que recebem apoio do Oncoamigo.

Orientação nutricional faz parte dos atendimentos na entidade.

“Com a quimioterapia, os pacientes podem ter perda de peso. Então, é importante pensar em uma alimentação de qualidade”, explica Maria Aparecida.  A coordenadora afirma também que a entidade fornece cestas básicas e medicações às pessoas mais carentes. Contudo, independentemente da necessidade, o objetivo da acolhida na casa é apoiar o máximo possível aqueles que lutam contra o câncer.

Caminho até a casa

A informação passada no boca a boca é o que leva os paciente até a Oncoamigo. Maria Aparecida conta que pessoas em tratamento comentam muito nos hospitais e com outros na mesma situação, o que tem trazido cada vez mais demanda à casa.

Quando alguém procura a ONG, há todo um trabalho para avaliar exatamente as necessidades de cada pessoa. Nesse momento, a assistente social faz o primeiro atendimento, avalia a situação como um todo e entende como a entidade pode oferecer ajuda.

Tanto para o apoio médico quanto no auxílio com mantimentos, medicamentos e itens pessoais, é necessário que o paciente apresente documentação que comprove o diagnóstico de câncer. Além de um histórico de sua condição financeira. A coordenadora comenta que há casos que não se enquadram em baixo poder aquisitivo, mas que necessitam de acompanhamento psicológico ou fisioterapia, por exemplo.

Apoio e trabalho

O ato de doar mantimentos e oferecer serviços de forma gratuita às pessoas necessitadas não é tarefa fácil. “Todo mês começamos do zero, mas as necessidade se mantêm ou até aumentam, pois existem outras pessoas cadastradas que precisam de ajuda”, conta Maria Aparecida. Na ONG, os medicamentos, por exemplo, têm boa parte de seu estoque composto por amostras grátis.

Crianças de diferentes idades recebem apoio na Oncoamigo. | Divulgação

Desde a fundação do projeto, 252 pacientes passaram pela Oncoamigo. No dia a dia, Maria Aparecida conta que sua motivação é o pensamento no próximo e como o seu trabalho pode ajudá-lo. “Sempre reflito a respeito de quem depende de uma instituição para ter acesso ao tipo de atendimento que oferecemos. Além disso, é bom de ver a evolução e desenvolvimento do paciente. Isso é o que é mais gratificante.”

Serviço:
Oncoamigo
Telefone: (11) 2564-7680
Site: www.oncoamigo.org.br/

© 2017 Todos os direitos reservados - Busca Voluntária - website by: plyn!

Subir